26 de setembro de 2013

Psicologia Clínica da UnB promove Seminários

blog da igualdade
Quarta-feira, 25 de setembro de 2013 01:56 pm

Saúde Mental Indígena em debate

Psicologia Clínica da UnB promove Seminários


 
A historiadora Susane R. Oliveira , da Universidade de Brasília, que lançou em 2012 o seu Por uma História do Possível: Representações das Mulheres Incas nas Crônicas e na Historiografia (Paco Editora, 2012, 252 páginas), apresentará trabalho nos Seminários Clínicos, dia 10 de outubro. O livro é um resgate do(s) devido(s) espaço(s) ocupados pelas mulheres na “etnohistória” dos Incas. Ou do chamado Império Inca(Tawantinsuyu, em quíchua, As Quatro Partes do Mundo), na América do Sul, de 1200 até a invasão dos espanhóis, em 1533. 

O laboratório de Psicopatologia e Psicanálise, do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB) promove os Seminários Clínicos – A Psicopatologia e suas Interfaces , com o tema Saúde Mental Indígena. Nesta quinta-feira (26), haverá a palestra Cultura, Saúde, Adoecimento e Terapêuticas Tradicionais , que será dada por José Bizerril Neto, doutor em antropologia social e professor do UniCeub.

Os seminários vão até o fim de novembro, são abertos ao público, e ocorrem na sala AT 141 do ICC Sul, na UnB, a partir de 8h30. As palestras são coordenadas pela professora Valeska Zanello*, que atua na área de psicologia em saúde mental, psicopatologia, gênero, psicanálise e filosofia da linguagem. Essa é uma rara iniciativa sobre e em favor dos povos tradicionais, idealizada por V. Zanello e também por Marianna Batista, que pesquisa psicologia clínica e cultura.

Veja a programação completa:

SEMINÁRIOS CLÍNICOS – A Psicopatologia e Suas Interfaces – Saúde Mental Indígena

Local: Auditório do IP, Sala AT 141, ICC Sul (UnB)
Hora: 8h30 às 10h

05/09

Saúde Mental Indígena: De que psicopatologia necessitamos? Universais, Etnocentrismo e Alteridade
Valeska Zanello - Departamento de Psicologia Clínica, participa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura/UnB.
   
26/09 

Cultura, Saúde, Adoecimento e Terapêuticas Tradicionais
José Bizerril Neto. Doutor em antropologia social. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do UniCeub.

10/10

Por uma História do Possível – Representações das mulheres Incas nas
Crônicas e na Historiografia
Susane Oliveira. Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em História da UnB

31/10
  
Etnotermonologia do Sistema de Cura e Cuidados Mundurukú sob a Ótica da Ecologia Linguística
Nathalia Martins Peres Costa. Mestre e doutoranda em Linguística (teoria e análise gramatical) no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB.

07/11

Saúde Mental no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena
Lucas da Silva Nóbrega e Fernando Pessoa de Albuquerque.
Psicólogos da Secretaria de Saúde Indígena.

21/11

Comentários sobre os casos de tentativa e óbito por suicídio entre os Karajá do Médio Araguaia
Eduardo Soares Nunes. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social/UnB.


*Valeska Zanello é professora do Departamento de Psicologia Clínica, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Participa como orientadora do programa de pós-graduação stricto-sensu em Psicologia Clínica e Cultura (UnB). Possui graduação em Psicologia e em Filosofia, e doutorado em Psicologia, pela UnB, com período sanduíche no Instituto Superior de Filosofia na Universithe Catholique de Louvain, na Bélgica. É especialista em psicopedagogia, pela UFRJ, e em Filosofia e Existência, pela Universidade Católica de Brasília. Atua na área de psicologia, em Saúde Mental, Psicopatologia, Gênero, Psicanálise e Filosofia da Linguagem. Coordena os projetos de pesquisa “Saúde Mental e Gênero” e “Psicologia Clínica e Neurociência”.